O Discurso “Queria que o dia tivesse mais horas” É Prejudicial a Saúde

Eu estou aqui, em uma sexta feira, depois de uma semana agitada esperando a hora de ir embora do trabalho. Minha cabeça esta a mil mas meu corpo pede arrego. Eu escuto minha chefe falar “Queria que o dia tivesse mais horas” e concordo mentalmente.

Adoraria que o dia tivesse mais horas, conseguiria dar continuidade aos meus projetos, alimentar meus hobbies e cuidar da casa de maneira adequada. Não teria que fazer mil manobras para conciliar meu trabalho fixo com projetos pessoais e teria uma, ou duas horinhas de lazer, que é fundamental para manter a sanidade.

Personagem Valente exausta

Esperando o sinal da fábrica bater, na esperança de não pegar transito eu reflito, será mesmo que o dia deveria ter mais horas ou essas horas são mal distribuídas?

Somos pagos para passar 9 horas por dia trabalhando para alguém, 2 horas para nos locomover e 1 hora para nos alimentar. Nisso se foi metade do dia, sendo que, a preocupação principal é o quanto de lucro geramos para o nosso chefe nessas 12 horas.

Na verdade 24 horas por dia deveria ser suficiente para fazermos tudo que precisamos, inclusive descanso e lazer.

O dia deveria ter mais horas ou as horas, do dia, deveriam ser distribuídas de outra maneira?

Cheguei a conclusão que o dia não tem poucas horas, é a nossa rotina insana que é programada para precisarmos de mais horas do que necessário. É o mercado que não dorme, o dinheiro que não cai na conta e a ideia de que trabalho enobrece, que nos prende nisso. Eu comentei sobre o loop hole que vivemos e isso faz os dias se tornarem mais massantes e sufocantes.

Menininha fofa muito irritada

Será que é possível desacelerar?

Me pergunto isso todos os dias. Acredito que todo mundo deveria ter a oportunidade de viver de forma tranquila e saudável. Mas teríamos que mudar toda estrutura da nossa sociedade e recriar cada parte dela com mais empatia e respeito! Pessoas não são máquinas e não podemos viver como se fossem. Pessoas sentem, sofrem e amam.

E agora digo, para você que é chefe, empresário e tem funcionários, todo mundo quer emendar o feriado, todo mundo quer poder levar os filhos no hospital – quando eles estão doentes. Todo mundo precisa de descanso e compreensão. Parem de agir como se fossemos maquinas, ou propriedades.

A real é que ta todo mundo cansado.

O modo como vivemos hoje em dia está levando nos levando a loucura.

moça quebrando tudo

Depressão, síndrome do pânico e ansiedade são doenças que estão crescendo. Precisamos urgentemente mudar a forma como lidamos com o trabalho. Precisamos de mais liberdade de escolha e flexibilidade, precisamos de um mundo mais justo e igualitário. Precisamos de leis que abrangem a qualidade de vida do funcionário e não do patrão.

Esse texto começou como um desabafo de uma CLT exausta e acabou virando um manifesto – espero que você que está me lendo possa levar essa ideia para frente. Minhas coisas já estão arrumadas e prontas para ir para casa. A minha energia acabou e não vejo a hora de descansar no fim de semana, a melhor parte da semana.

É isso que vou fazer, é isso que eu sempre faço, descanso.

Esse tem sido o meu lazer.

SalvarSalvarSalvarSalvar

Anúncios

13 respostas para “O Discurso “Queria que o dia tivesse mais horas” É Prejudicial a Saúde”

  1. Reflexão FUNDAMENTAL! Que postagem mais maravilhosa! Estou vivendo nessa guerra para tentar desacelerar um pouquinho em algum momento do dia e para tentar fazer essa distribuição da melhor maneira. Falta essa consciência coletiva atualmente, para que possamos nos ajudar no lembrete de que pausar é também estar fazendo, não é?

    http://www.semquases.com

    Curtido por 1 pessoa

    1. Siim! Tenho certeza que você vai conseguir desacelerar um pouco ❤

      Você tem razão, eu nunca tinha para para pensar por esse lado, a palavra é: equilíbrio. Seria bom se vivêssemos em um mix saudável de trabalho e descanso.

      Curtir

  2. Eu tb tinha uma vida super corrida (e super frustrada) quando morava no Rio. Muito complicado conciliar trabalho com mil horas de trânsito e vida de casa, em especial quando você mora sozinho e nao tem dinheiro para pagar empregada.

    Eu li o seu outro post sobre as dicas de como conciliar trabalho fixo com projetos pessoais e super me identifiquei com o ponto de aproveitar o tempo no transito! hahah

    Acho que é por aí, a gente tem que encontrar pequenas saídas no dia a dia para deixar a vida mais fácil ou pelo menos mais divertida!

    http://www.brigadeirosebarcelona.com.br

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sim! O Rio é liiindo mas imagino que trânsito seja caótico mesmo, por isso temos que encontrar brechas ao longo do dia para relaxar e aprender também.
      É esse conjunto de coisas que acabam nos sufocando. A Vanessa que escreveu um comentário acima trouxe uma boa reflexão, que é a falta de equilíbrio no nosso dia a dia 😦

      Curtir

  3. Te entendo muito, e concordo com o que você falou. A minha rotina na faculdade é uma loucura, as vezes eu fico surpresa com o quanto de coisa consigo fazer ao mesmo tempo em tantos horários corridos. Faculdade, trabalho, academia, lazer. E isso tudo porque somos só uma pessoa. Eu pratico yoga faz um ano, que é o que mais me ajuda nessa ideia de tirar um tempo para mim mesma.

    Curtir

    1. Que delicia que você pratica yoga! Tenho muita vontade de começar mas por enquanto não tenho tempo, dizem que faz um bem danado 🙂

      Trabalhar e estudar é uma tarefa bem complicada mesmo, difícil conciliar tudo, né? e infelizmente sempre deixamos o lazer e o descanso de lado.

      Curtir

  4. É complicado. Pq eu já usei esse discurso inúmeras vezes, quando trabalhava em uma empresa que exigia muito da minha pessoa. Eu passava mais de 12 horas lá dentro e quando chegava em casa eu só queria cama. No fds eu nem sentia vontade de sair,

    O fato é que depois que sari de lá, me dei conta de que meu tempo era mal aproveitado por causa da antiga função. =/ As empresas deveriam ser mais participativas e criar saídas para desafogar os funcionários durante a semana, sabe? Desmotiva demais..

    Curtir

    1. Siim! A maioria das empresas são assim, infelizmente. Eu acredito que a cultura do bem estar deveria ser implementada nas empresas. Funcionários felizes e descansados produzem muito mais e muito melhor em menos espaço de tempo 🙂

      Curtir

  5. Eu sentia muito isso quando morava em SP, saia de casa super cedo e voltava já era praticamente meia noite, tentando conciliar trabalho com faculdade. Parece que tb o fato de ser uma cidade grande, isso te engole, tantas horas que a gente passa no transito. É um ritmo de vida muito acelerado e que chega uma hora que faz mto mall. Desacelerar é preciso! Se o dia tivesse mais horas, mais horas passariamos trabalhando e cansados tb =/

    Curtir

    1. Sim, SP engole muito a gente né? Moro aqui e não vejo a hora de ir embora… quero desacelerar ❤

      é bem o que você disse "Se o dia tivesse mais horas, mais horas passariamos trabalhando e cansados tb"

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s