6 Dicas de Como Conciliar Projetos Pessoais e Trabalho Fixo

Há pouco tempo atrás eu dei algumas dicas de como lidar com o desemprego e depois de seguir todas elas eu, finalmente, consegui!

Gif com os dizeres

Fiz algumas entrevistas, conheci algumas pessoas e possíveis chefes, e fui contratada. Foi então que minha rotina mudou radicalmente, passei a morar em outra cidade, pegar muito trânsito e ficar 12 horas, por dia, em função do trabalho.

Na primeira semana eu fiquei me perguntando “será que com essa carga horária pesada eu vou conseguir me dedicar a projetos pessoais?”

(No momento meus projetos pessoais são esse blog e um canal no YouTube)

Pensei que não fosse conseguir, chegava em casa exausta todos os dias, não queria fazer absolutamente nada, nem janta, nem banho, só queria deitar e dormir. Mas com pequenas alterações no meu dia-a-dia eu consigo manter meus projetos, e a sanidade, em ordem.

Tem coisas que nós temos que fazer se quisermos viver uma vida de adulto plena.

Eu listei 6 dicas que me ajudam (e podem te ajudar) a ser mais produtiva e me dedicar aos meus projetos pessoais!

1. Uma boa noite de sono faz milagres

Gif

Você quer produtividade @? Isso só com 8 horas de sono (ou mais) bb. É bizarro o bem que essas horas dormidas fazem ao meu organismo, fico mais disposta, mais viva e mais alegre ao longo do dia. A preguiça e o cansaço ainda existem, mas eu consigo fazer todas as minhas tarefas do trabalho e pessoais, sem ter vontade de me jogar na cama e nunca mais sair dela.

8 horas de sono me deixam mais produtiva!

2. Para recarregar as energias tome um bom banho

Depois de um dia cansativo de trabalho, um pouco de trânsito e muito estresse você chega em casa e faz o que?

Toma um banho quente, claro, para clarear as ideias, relaxar e estar pronta para mais algumas horinhas de trabalho. Eu me sinto muito bem depois do banho, me sinto renovada e só depois disso eu consigo continuar minha rotina de trabalho. Vejo uma mudança real em mim.

3. Use o tempo no trânsito de forma produtiva

Eita meu povo, trânsito é um negócio chato, né? Principalmente para quem mora em grandes metrópoles como eu. Tem dias que eu faço um trajeto de 30 minutos em 2 horas e eu só quero chorar. Mas tento usar esse tempo de forma produtiva para aumentar meu conhecimento em algo.

Ao invés de chorar ou xingar o resto das pessoas a sua volta você pode ler livros ou reportagens, escutar podcasts ou músicas em outras línguas (no caso italiano, que estou estudando). E se você estiver no transporte público da até para trabalhar no seu projeto pessoal direto pelo celular.o.

Melhor do que escutar a conversa dos outros, não é mesmo? (eu sempre faço isso, me julguem)

4. Hora de almoço é hora de trabalho

Hora do almoço aquela hora divertida que você troca ideia com seus colegas de trabalho, faz um social, um Networking, puxa o saco do chefe. Bom, isso acabou, 1 hora de almoço pode virar 15 minutos de almoço e 45 minutos para o seu projeto. É incrível o tanto de coisa que eu faço nesses minutos, escrevo algum post, anoto ideias, edito fotos, faço lição de casa (do italiano), ou qualquer outra coisa que preciso.

Um belo adianto de vida e de trabalho!

5. A dica mais triste de todas: Esqueça o Netflix

Britney chorando

Essa, para mim, é a dica mais difícil de todas de todas! Primeiro porque eu amo o Netflix (Inclusive: @Netflix me patrocina por favor nunca te pedi nada). Segundo porque existem poucas coisas que são melhores do que chegar em casa e assistir àquela série fantástica.

Mas é isso, somos adultos e temos que optar entre prazer e trabalho!

Se eu esqueço que existe Netflix durante a semana, consigo adiantar diversos projetos e durmo cedo. A tentação de ficar assistindo até altas horas acaba atrapalhando minha rotina diária, então eu prefiro fazer o que tenho que fazer e aproveitar minhas séries nos fins de semana.

6. Fins de semanas podem ser produtivos mas descansar é fundamental

Sábado e domingo também é dia! Domingos costumam ser bem produtivos para mim, faço tudo com calma e no meu ritmo e eu adoro isso. São dias livres que podem ser usados para você adiantar vários assuntos. Descansar nesses dias também é importante para recarregar as energias para segunda.

Faça tudo em seu tempo, sem pressa, nem pressão. Não adianta nada ser o máximo em algo e ter a saúde péssima. Equilíbrio é a palavra chave!

Tudo testado e aprovado!

É isso! Todas essas dicas foram testadas e aprovadas por mim mesmo. Eu me sinto muito bem seguindo tudo isso, sinto que estou caminhando na direção certa para alcançar meus sonhos e objetivos. Além de me manter focada, ativa e feliz. Ter um projeto pessoal e um trabalho fixo pode não ser tão complicado assim!

Eddie Murphy na praia tomando champanhe

E você, o que faz para equilibrar esses dois mundos? Estou curiosa por essas dicas, me conta nos comentários 🙂

Anúncios

11 respostas para “6 Dicas de Como Conciliar Projetos Pessoais e Trabalho Fixo”

  1. Adorei!!! Acho que pode aproveitar também os tempos livres porém curtos e mandar áudio para você mesmo no wtp com as suas ideias de textos. Depois de registrado é só repassar rapidamente para a prática! Um abraço

    Curtido por 1 pessoa

  2. Nossa, eu faço muito isso de escutar podcast ou vídeos do youtube no carro! Eu também acho domingos ótimos para produzir. Não tem aquela correria do dia a dia. E, cara, saudades Netflix hahaha!

    Suas dicas são ótimas <33 Adorei todas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s