6 Dicas Para Lidar Com o Desemprego Como Uma Adulta

Quem nunca ficou desesperada por estar desempregada que atire a primeira pedra. Eu, por exemplo, fico maluca, quase que histérica porque interrompi os meus desejos profissionais. Todas nós temos sonhos e ambições, porém, em algum momento vamos ficar estagnadas e nessas horas não podemos desesperar.

Socorro! Como eu lido com o desemprego de forma adulta?

Uma pilha de boletos para pagar é desanimador, por isso, enquanto o trampo não vem nós temos duas opções: surtar, ou investir em conhecimento.

Rupaul falando "you better work"

Calma, ninguém vai investir dinheiro real, mas tempo. Conhecimento tem de graça na internet e fora dela. Estou aprendendo a conviver com o desemprego e listei um pouquinho do que tem me ajudado a não pirar de vez. 

O que eu posso fazer enquanto estou desempregada que vai me ajudar na minha carreira profissional?

1) Assistir documentários

Computador com Netflix dando Oi

O Netflix mandou lembrar que ele não serve só para Netflix and chill. Ele também é uma fonte de bons documentários, de tudo quanto é tipo. Você curte moda? TEM! Curte alimentação? TEM! Curte teoria da conspiração? TEM também. É um ótimo lugar para abrir a mente, conhecer coisas novas e se inspirar!

Eu recomendo: Ìcaro, vencedor do Oscar bbs; Iris, A rainha fashion, maravilhosa; Cowspiracy, sobre a indústria da carne, fiquei #chocada quando assisti; e A 13ª Emenda, documentário incrível sobre o sistema carcerário americano.

2) Fazer cursos online e assistir videos no youtube

Nunca ousei falar mal de youtubers! Vocês ja repararam quanto conteúdo interessante tem naquela plataforma? É só jogar o assunto que te interessa no “procurar” e explorar.

Os meus canais preferidos neste momento são: Vou aprender italiano, para dar uma potencializada nas aulas que estou fazendo; Ted Talks, tem vídeos legendados sobre diversos assuntos; e TedX Talks, que também tem vídeos legendados.

Gif de algum TED dizendo "a dream job isn't about dreaming"

Muitos sites também liberam video aulas gratuitas como o Veduca, plataforma de ensino da USP; e a Universidade Rock Content, plataforma de ensino de uma agencia de marketing, ja fiz curso nos dois e recomendo.

3) Se jogar na programação, de cursos, do SESC e da USP

O SESC e a USP são duas instituições que abrem cursos gratuitos com frequência, que qualquer um pode fazer. Quem não mora na cidade de São Paulo pode procurar cursos em faculdades parecidas, já o SESC está espalhado pelo Brasil.

Hoje, por exemplo, eu comecei um curso chamado “Matrizes Impressas em 3D Para Tecidos – Design Tátil” e amanhã começo o “História da Arte e Patrimônio – O Corpo em Debate”. Interessante, não? Pelo menos isso ocupa a mente enquanto esperamos pelo grande SIM, que virá em algum  e-mail, ou por telefone.

4) Ler livros

Se você puder investir em livros, invista! Mas se não puder existe muitos livros que podem ser lidos de graça, a Amazon tem uma seção de e-books que são patrimônio publico e os libera para quem tem Kindle, ou quem baixou o aplicativo Kindle no celular ou no computador.

Gif com os dizerem "These things are great! It's like TV in your head"

Os livros de graça da Amazon são variados, tem romances, Shakespeare, filosofia, Machado de Assis, finanças, Chimamanda, entre outros. Mas você tem que “caçar” os melhores, os que valem a pena. É um bom passatempo, não é mesmo?

5) Começar nos projetos

Porque não fazer igual a mim e começar um blog bafo? Você pode escrever sobre o que quiser! Pode, também, pegar a câmera do celular e fazer uns vídeos loucos, sobre arte, comportamento, relacionamento, pessoas, hábitos e desafios. Ou um perfil no Instagram com as fotos que você gosta de tirar, de looks, paisagens, comida. Você pode fazer o que quiser, quem sabe não vira uma bloguerinha de sucesso. Vai la, faz e arrasa garota!

Gif com os dizeres "you got this"

6) Manter o currículo atualizado

Currículo pronto, bonito e preparado para o ataque! As antenas estão ligadas atrás de oportunidades nas redes sociais e os sites de busca já estão bombando. Agora o universo se encarrega de te ajudar! Eu desejo boa sorte! Que você arrase na entrevista e consiga um trabalho novo, e maravilhoso, para que a vida volte para os eixos!


E ai meninas, alguém ai está passando por isso também? Alguma outra dica que possa nos ajudar?

(Foto do artigo por Sandrachile . on Unsplash)

SalvarSalvar

Anúncios

3 respostas para “6 Dicas Para Lidar Com o Desemprego Como Uma Adulta”

  1. To adorando o blog, sério! E na lista de cursos online, tem muita coisa bacana na internet. Tem um portal, Coursera, onde grandes universidades oferecem ótimos cursos gratuitos ou bem baratos. Tem coisa do calibre de Yale, Stanford, etc. Eu fiz um curso muito legal, e tirei o certificado por 60 dólares 😉 Na mesma linha tem um mais focado em tecnologia, o edX, que é ligado ao MIT. Enfim, um mundo de possibilidades!

    Curtir

    1. Sério?? Que incrível! Não conhecia esse portal, vou dar uma pesquisada agora. Obrigada pela dica e fico bem feliz que gostou do blog ❤ estou acompanhando o seu também, muito delicia suas viagens!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s